quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Entenda a base de cálculo do INPC utilizado para reajuste salarial

Todo ano, em janeiro, os servidores públicos municipais de Sarandi se reúnem para discutir e deliberar uma proposta de reajuste salarial. Esta percentagem é decidida em assembleia, onde a maioria determina com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), se vai lutar por ganho real ou seja, um valor acima da inflação registrada no ano anterior, impedindo dessa forma, que a remuneração do servidor fique defasada.

Mas você sabe como é calculado o INPC e o que é levado em consideração para a elaboração do índice? Veja abaixo, o que está envolvido nessa percentagem e a diferença entre IPCA e INPC.

O que é IPCA?

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, é o índice oficial de inflação no país. Calculado mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ele leva em consideração os preços pagos à vista em estabelecimentos comerciais, aluguéis e compras de imóveis, serviços públicos e prestadores de serviços.

O objetivo principal do IPCA é mostrar o custo de vida médio de famílias que vivem nas regiões metropolitanas das principais cidades do país, e que possuem uma renda mensal entre 1 e 40 salários mínimos, não importando qual seja a origem desta renda. Além disto, este índice também é utilizado pelo Banco Central como referência em sua meta de inflação. Em Maringá, o reajuste salarial dos servidores é feito com base no IPCA.

O que é INPC?

Assim como o IPCA, o INPC também é calculado mensalmente pelo IBGE e leva em consideração os preços pagos à vista em estabelecimentos comerciais, aluguéis e compras de imóveis, serviços públicos e prestadores de serviços.

Entretanto, a principal diferença entre os dois índices é que o INPC considera as famílias que possuem uma renda de até 5 salários mínimos mensais. Enfim, o INPC é bastante utilizado para cálculos de reajustes salariais, visando manter o poder de compra do trabalhador perante à inflação. Em Sarandi, ele é utilizado para reajustar a remuneração dos servidores municipais.

Quanto foi a inflação de 2017 pelo INPC?

Considerando o INPC, a inflação de 2017, ficou em 2,07%, e o IPCA em 2,95%. Apesar do valor maior do IPCA, o que melhor representa as necessidades dos trabalhadores é o INPC, embora este ano tenha sido menor, devido a queda no preço dos alimentos.