sexta-feira, 8 de junho de 2018

SEM FARMÁCIAS NAS UBS DE SARANDI, POPULAÇÃO E SERVIDORES SOFREM!


Nos últimos meses têm sido frequentes as queixas e denúncias da população sobre a precariedade do atendimento nas farmácias da rede municipal de Saúde. A principal reclamação é com relação ao tempo de atendimento das unidades e as longas filas que se formam devido ao baixo efetivo de servidores municipais.
Com população estimada em 100 mil habitantes, sendo a maioria dependente do Sistema Único de Saúde (SUS), o município conta com apenas três farmácias para atender toda cidade, uma na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Bela Vista, que atende toda região Jardim Esperança na zona sul da cidade. Outra na UBS Jardim das Flores que atende o centro e os bairros que o circundam. E a terceira junto ao prédio do Centro Municipal de Especialidades (CEME) que abrange toda região norte e fornece medicação para cerca de 50 mil moradores.
O Ministério da Saúde recomenda uma farmácia para cada UBS, mas em caso de municípios onde o atendimento é centralizado essa exigência não é obrigatória, caso de Sarandi. Acontece que essa estrutura não suporta mais a demanda da população gerando sobrecarga de trabalho, estresse nos servidores e consequente precarização do serviço prestado à comunidade.
Na Farmácia Municipal, por exemplo, a média de atendimentos é superior a 400 usuários por dia, e o quadro de servidores conta com apenas quatro auxiliares que estão sob a supervisão de duas farmacêuticas, o que torna praticamente impossível um atendimento de qualidade e humanizado ao usuário.
É urgente a abertura de novas farmácias em outras UBS e ampliação do horário de atendimento na unidade municipal, mas para isso é prioritária a contratação de novos farmacêuticos e auxiliares de farmácia. O problema é que o último concurso expirou em 2016 e para que novas admissões ocorram é necessário realizar outro processo seletivo.
É fundamental ainda investir na estrutura física das farmácias, com espaço adequado para armazenar os medicamentos, sistema informatizado para controle, geladeira e local específico para dispensação (entrega e orientação) dos remédios.

Servidores e usuários do SUS precisam se unir e cobrar do prefeito e dos vereadores:
  •  Imediata realização de novo concurso para farmacêuticos e auxiliares de farmácia!

  •  Abertura de novas farmácias nas “novas UBS”, por exemplo nas UBS JD Aurora e JD Oriental!    


SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE SARANDI-SISMUS